
Imagem: Fernand Leger
Inevitavelmente a tecnologia da informação gera espaço. Dia pós dia, inevitavelmente também, os regimes fechados se asfixiam no pouco espaço que eles mesmos se garantem para permanecer no poder. No dia de ontem, Darais Reyes, esposa de Normando Hernandez Gonzalez, diretor do Colégio de Jornalistas independentes de Camaguey e preso na Primavera Negra de 2003 em Cuba, comentou comigo que pessoas do exílio estavam ajudando-o, este excelente comunicador, a criar seu próprio blog.
O projeto vem como anel no dedo, e seria uma responsabilidade com a liberdade para todos aqueles que possam ajudar os jornalistas encarcerados em 2003 a ter seu blog pessoal. Aos que tenham aptidão para escrever. Não creio que ao criar um blog para cada um de nós, ou para o maior número que for possivel, se democratize este país. Porém é uma brecha pela qual vamos dizer a realidade. Vivo convencido de que as notícias, comentários, crônicas e artigos vão chegar aos encarregados dispostos a colocá-los na rede. São muitos, muitíssimos os presos que estão dispostos a ajudar. Se formos práticos pode ser uma avalanche morro abaixo.
É certo que algumas pessoas sentem receios pelo movimento blogueiro em Cuba. Não sou dos que pensam que essa evolução da informação acabe com a imprensa independente, nada disso: a informação livre que fundaram com a força do valor, entrega e patriotismo outros bons cubanos é o pilar do alcançado até hoje. Porém o mundo se move, e nós com ele. Em honra da verdade, agora, nestes mesmos momentos, existem muitos jornalistas independentes capazes aos quais admiro e respeito, como também admiro e respeito outros bons jornalistas que se vêem limitados à escrever tudo o que quiseram por razões óbvias. Como digo uma coisa, digo a outra: não encontro pé nem cabeça no ataque desautorizando o movimento de blogs atual, e quero que alguém me confirme que se existisse este movimento em março de 2003, muitos colegas de jornalismo independente não estariam hoje sofrendo penúrias.
Com isto não quero dizer que se pode criticar o que outros escrevem. Esse é um direito que Deus nos dá. E só o regime comunista que hoje nos encarcera o pensamento é responsável por consentir quem pode ou não escrever para os meios informativos acessíveis ao povo cubano. Tenho conhecimento de que outros colegas da causa dos 75, já em liberdade, usufruem de seu blog. Felicidades para eles. Também felicito Normando e agora lembro quando decidí aceitar a ajuda de pessoas que admiro, para criar meu blog. Não tive que pedir permissão, tampouco pedi permissão para ingressar na dissidência. E hoje dou graças ao Senhor, por me sentir o homem mais livre deste mundo, as vezes muito preso a preconceitos e tabus que atentam contra a verdadeira democracia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário