sábado, 24 de julho de 2010

O grande sonho realizado

Depois de ser liberado sob licença extra penal e sair precipitadamente para a Espanha junto a uma dezena de presos políticos e de consciência da causa dos 75 da Primavera Negra de 2003 e seus familiares, além das minhas mãos esquerda e direita: Oleivys e Jimmy, esposa e filho, consigo escrever minhas primeiras linhas para o blog "Voz atrás das grades". Reitero à imprensa e à amigos que este blog tem mais saúde do que nunca.

Hoje, Deus me permitiu realizar um sonho desbotado por 7 longos e difíceis anos de cativeiro por motivo do ódio e da intolerância de um sistema de governo que cerceia dia após dia o direito aos direitos de todos os cubanos, manietando sem piedade o menor vestígio de desobediência. Ao redigir estas linhas num modesto local da Cruz Vermelha espanhola na hospitaleira Málaga, usando o mesmo método de sempre, uma caneta e um livreto, cúmplices da minha consciência - pois ainda é cedo para contar com um computador - olho o horizonte e repito a pergunta em silêncio: É sonho ou realidade?

Uma lágrima corre lentamente pelo meu rosto ao lembrar que faz dois dias pude presentear meu filho único no dia do seu aniversário, o primeiro olhar, o primeiro beijo, o abraço negado no espaço de 7 anos. Felicidades meu menino, te quero tanto! "Obrigado papai, também te quero muito, muito, muito", me respondeu. Segundos depois a pessoa mais importante de nossas vidas se uniu ao abraço fraterno. Oleivys também estava chorando.

O dia não pôde terminar melhor. Conversei com a colega e compatriota Mabel Fajardo Roig, baseada na Espanha e correspondente da WQBA. Ao olhar inconscientemente meu relógio percebi que tinha passado da meia noite. Escutando Willy Chirino no meu MP4 adormeci abraçado ao Jimmito. Antes, pedi à Deus que nunca mais outro ser humano tenha que viver uma história parecida com a minha. Porém é algo verdadeiramente dificil de evitar.

Pablo Pacheco Ávila
ex-preso político da causa dos 75

Nenhum comentário:

Postar um comentário